Uma revolução está em andamento na sala de TV. A ampliação do acesso à internet banda larga e o surgimento de equipamentos capazes de integrar vários tipos de conteúdo, como vídeo, música, fotografia e texto, estão transformando este espaço num verdadeiro centro de entretenimento.
Rebatizada de Home Theather, a sala que abrigava televisão, DVD player e aparelho de som ganhou à internet e capacidade de processar imagens em FullHD e áudio de alta fidelidade. Graças a potentes microchips estes recursos estão disponíveis em alguns set-top boxes dos serviços de TV por assinatura, em videogames e até mesmo em blu-ray players. Vários modelos de tocadores de blu-ray já podem apresentar as músicas e vídeos que você guarda em seu computador, acessar sites como Youtube e Picasa, além de fazer a sua principal função, que é exibir filmes em alta definição.
Além da comodidade de ter tudo em um só lugar , esta tecnologia democratiza o espaço. Cinéfilos, apreciadores de música, gamers ou internautas têm cadeira cativa no Media Center – maneira como o local está sendo chamado pelos entusiastas desta nova forma de lazer.
Mas para que você aproveite o melhor desta revolução, eis algumas dicas. Acompanhe:
Sala – Se você está mudando de residência, não deixe para pensar no Media Center por último. Para você tirar o máximo do espaço é muito importante pensá-lo desde o início do projeto. Converse com seu arquiteto, decorador de interiores ou mesmo com a construtora do imóvel. No caso da residência onde você mora atualmente, procure analisar se a sua atual sala de TV – ou Home Theater –permite a substitição ou atualização dos equipamentos. Às vezes uma pequena reforma resolve. O espaço deve ser suficiente para acomodar com conforto as pessoas que residem na casa e alguns convidados. O grupo deve poder ficar a uma distância agradável da tela e estar “envolvido” pelas caixas de som, no caso de você instalar um sistema de áudio surround, com seis, oito ou até mesmo dez caixas acústicas.
Mobiliário – a tela e as caixas acústicas frontais e traseiras podem ser fixadas nas paredes, o que aumenta o espaço útil da sua sala. Mas os demais equipamentos devem ser dispostos em um rack que permita fácil acesso se houver a necessidade de alterar alguma conexão. Procure também adquirir um móvel que não restrinja a circulação do ar na parte de cima e nas laterais dos equipamentos. Alguns possuem processadores e transformadores que aumentam bastante de temperatura durante o uso e precisam ser refrigerados corretamente. Para as pessoas sentarem, um sofá que tenha extensões para apoiar ou pés ou chaise-longues são ideias. Encostos articulados são garantia de conforto. Mas cuide para não colocar os móveis em um ângulo muito aberto, o que dificulta a visualização da tela.
Luminosidade – evite instalar a tela em um lugar onde há incidência direta de luz natural ou mesmo de alguma lâmpada. Isso prejudicará muito a qualidade final da imagem. Para isso, verifique ao longo de um dia todo como a luz se comporta. Se não for possível isolar completamente a tela da luminosidade, instale uma cortina e um black-out para você ter melhor controle. Vale a pena.
Fonte: HT Forum, Sound & Vision Magazine e HT Forum