blog

Manual do Sofá: Dicas práticas para fazer uma boa escolha

Item de destaque nos mais diversos cômodos, não há como negar que o sofá é um dos itens protagonistas de toda casa. Sinônimo de conforto e aconchego, a peça assume inúmeras funções que vão desde acomodar a família e as visitas em momentos de descanso ou descontração até para delimitar espaços em ambientes integrados.

Sendo assim, na hora escolher o modelo ideal para as suas necessidades é fundamental estar atento a uma série de detalhes que farão toda a diferença. Analisar com cuidado o espaço disponível, qual será o uso da peça e como ela irá se encaixar na decoração escolhida pode parecer uma tarefa desafiadora, mas que pode evitar arrependimentos futuros.

Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas para você escolher o seu novo sofá:

Tamanho do sofá e área disponível

Sofá Eric | Divulgação Masotti Curitiba

Gostar de um modelo específico nem sempre é o motivo principal para a escolha. É importante estar atento para optar por um sofá que seja adequado para suas necessidades, mas que ocupe o espaço disponível de forma harmônica. Sofás grandes para espaços pequenos, por exemplo, podem afetar a circulação, a disposição do restante da mobília e ficar desproporcional em relação ao restante do décor.

Além disso, em relação a profundidade é preciso ponderar se o sofá possui ou não assento retrátil, ou se tem a função de cama. Nestes casos, também é necessário conferir como fica quando aberto, para que não bloqueie passagens ou fique muito perto de outros móveis.

Materiais e acabamentos

Sofá Moya | Divulgação Embraed Home

Depois do modelo, é preciso pensar sobre os materiais mais indicados de acordo com o uso que lhe será dado. Durabilidade, estética e conforto devem ser os fios condutores nessa etapa. As opções são inúmeras e variam de acordo com o nível de resistência do material, praticidade na limpeza, durabilidade e estilo que se busca.

Cor

Sofá Lucca | Divulgação Maison 263

A cor é outro fator que irá fazer toda diferença! Nesse item, a escolha vai depender da intenção que se busca para o ambiente. Para quem tem dificuldade de combinar cores, tons mais neutros podem ser a opção ideal. Bege, cinza, branco são opções que acompanham facilmente os mais diversos estilos de decoração, com a vantagem de serem atemporais. Já para quem gosta de acompanhar as tendências, o sofá pode ser utilizado como um ponto de cor trazendo muita personalidade ao ambiente.

Cuidados com limpeza e manutenção

Sofá Sama | Divulgação Zuhaus

Uma boa durabilidade também depende de uma boa dose de cuidados. Impermeabilizações, lavagens semestrais ou o uso de produtos específicos para a limpeza de cada material, irá garantir que seu sofá esteja sempre limpinho e dure como novo por mais tempo. Vale lembrar que nunca devem ser usados produtos químicos ou abrasivos, como cloro, alvejantes e limpadores multiuso.