blog

Estofados Jardim recebe prêmio por peça feita com biotecido feito a partir de bactérias

A Estofados Jardim, em parceria com a DuMeio, foi premiada no Design for a Better World 2023, evento que destaca as melhores soluções de design que têm como objetivo impactar a sociedade de maneira positiva e sustentável. O pufe Seiva recebeu o prêmio na categoria conceito por sua composição diferenciada: a peça é produzida com biotecido fabricado a partir de bactérias. A premiação aconteceu na última quinta-feira (30), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. 

Juliana Buso, Morgana Stegemann, da DuMeio, Adriana Stähelin e Deyse Roza, da Estofados Jardim, e Gustavo Greco
Pufe Seiva com o Troféu Curupira, a estatueta do DFBW Award, que neste ano foi personalizada pela renomada designer Ana Couto, fundadora da agência homônima

Pufe Seiva

A peça premiada é resultado da parceria entre Estofados Jardim e DuMeio, que viabilizou a concepção de um móvel sustentável, funcional e com uma estética apurada. O pufe Seiva tem assinatura do designer da Estofados Jardim, Alexandre Di Mari, e tem a madeira natural como estrutura, além de contar com uma poltrona para compor a linha. 

A premiação

O Design for a Better World Award surgiu em 2021 com o intuito de dar mais visibilidade e incentivo a iniciativas que façam a diferença para um mundo melhor. Neste ano, foram mais de 300 inscrições vindas do Brasil e do exterior, avaliadas por um júri com 24 especialistas em quatro áreas de atuação: design de produtos, serviços e embalagens; design gráfico, digital, UX/UI e comunicação; arquitetura e cidades; e conceito.

Foram analisadas questões como uso de processos mais limpos e de menor impacto, eficiência na produção e logística, redução no uso de matéria-prima, redução de resíduos, reuso da água, reciclabilidade e reutilização, eficiência energética, economia circular, rastreabilidade, inclusão, democratização e acessibilidade.