blog

A escola Bauhaus

Fundada a partir de um manifesto de Walter Gropius, em 12 de abril de 1919, a Bauhaus tem suas origens na fusão entre a Academia de Artes e a Escola de Artes e Ofícios da Alemanha.

Um dos seus objetivos principais era unir artes, artesanato e tecnologia. A máquina era valorizada e a produção industrial e o desenho de produtos tinham lugar de destaque. Não se ensinava nada de história na Bauhaus, porque acreditavam que tudo deveria ser criado por princípios racionais ao invés de utilizar padrões herdados do passado.

Seu estilo, tanto na arquitetura quanto na criação de bens de consumo, primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa. Impulsionados pelo novo quadro econômico enfrentado pelo país no pós-guerra e pelas novas tecnologias surgidas pela revolução industrial, seus fundadores buscavam o fim da separação entre artistas e artesãos.

Em seus quatorze anos de existência, a Escola de Bauhaus passou por três etapas diferentes: a fase expressionista (1919 – 1927) em Weimar, sob a direção de Walter Gropius, a fase do formalismo construtivista (1927 – 1929), com Hannes Meyer, em Dessau e, finalmente, a fase do racionalismo radical com ênfase na produção.