blog

5 dicas para escolher um bom sofá

Você há de concordar que: um bom sofá é essencial para deixar a rotina de qualquer pessoa mais leve e aconchegante. Quando falamos em conforto e bem-estar, é necessário criar condições para que essa proposta atenda às necessidades, sem deixar de lado o estilo e a sofisticação. Geralmente, quando vamos redesenhar e reestruturar a sala, o sofá é o primeiro móvel a ser escolhido, afinal, não podemos nos esquecer de que ele é o protagonista deste cômodo.

Todos os detalhes precisam ser levados em conta: “Se tem criança em casa, por exemplo, recomendo tons mais escuros e tecidos não tão lisos, pois um tecido trabalhado, de alta performance, sempre disfarça mais”, acrescenta a arquiteta Silvana Pretto. O mercado disponibiliza milhares de opções, por isso, é importante ter em mente como é a sua realidade, para que a busca pelo estofado ideal seja assertiva.  

Aqui, na Estofados Jardim, temos uma equipe de profissionais altamente capacitados para te auxiliar no match perfeito dessa escolha, já que as possibilidades são muitas:

Sofá cama, retrátil, de canto, com ou sem chaise, com tecido de veludo, linho ou até mesmo couro, e em diversas alternativas de cores, mas calma!

Por isso, preparamos este material com algumas dicas feitas pela Designer Deyse Roza que podem ajudar na hora da sua compra.

1 – O tamanho ideal

Logo de início, o primeiro ponto que deve ser levado em consideração é o espaço disponível que você possui. Não adianta simplesmente comprar uma peça porque gostou do modelo, mas ela não é funcional para o seu dia a dia.

Se for um ambiente compacto, opte por modelos de sofás menores e, se possível, complemente com poltronas para gerar assentos extras no espaço. Sofás com chaise também são indicados! O único ponto que deve ser notado é se existem pelo menos 60 cm de vão livre para circulação à frente do assento. 

2 – Tecido ou couro: o que te atende melhor

Complementando a colocação da arquiteta Silvana Pretto, revestimentos de fibras naturais, como o linho, são extremamente confortáveis, porém para casa com pets e crianças, o couro acaba sendo mais resistente às estripulias e claro, mais fácil de manter limpo.

Outra opção, nesse sentido, é seguir pela linha de tecidos impermeabilizados, que resistem a líquidos derramados e demais sujeiras. 

3 – Sofá para sala de TV, estar ou visitas: cada ambiente exige um estilo

Para a sala de estar, por exemplo (seja ela residencial ou corporativa), é interessante que o clima seja pautado pela formalidade. Então, neste caso, os modelos de assentos mais curtos são melhores.

Agora, se a sua ideia é construir um verdadeiro cinema em casa, sofás com assentos mais profundos ou com chaises são, definitivamente, os mais indicados.

Para locais mistos, onde o mesmo ambiente de receber faz parte também do conforto íntimo da família, a melhor saída é escolher os sofás expansíveis, que “esticam” o assento para garantir mais aconchego quando necessário, e voltam para a posição retraída para o uso cotidiano.

4 – Entenda a otimização dos lugares

Pouca gente sabe que para um sofá ser realmente confortável, o ideal é que cada assento tenha no mínimo 80 cm de largura. Por isso, dependendo da medida do sofá, às vezes é melhor ter dois lugares largos do que três apertados.

O sofá de canto é um móvel prático e funciona perfeitamente tanto em salas grandes, quanto em salas menores, pois eles podem ser encaixados, estrategicamente, naqueles cantinhos do ambiente que geralmente são inutilizados. Além disso, ajuda na divisão de áreas integradas e permite receber bem familiares e amigos.

5 – Fique atento!

Embora moderno e perfeito para ambientações contemporâneas, sofás muito baixos não são indicados para todo mundo. Idosos, por exemplo, podem se sentir desconfortáveis e, principalmente, ter dificuldades ao sentar e ao levantar.

Versatilidade do sofá modulável:

Cada vez mais ganhando notoriedade e espaço no mercado, o sofá modulável apresenta uma infinidade de vantagens, dentre elas, poder montá-lo do jeito que você desejar. Essa solução, além de agregar muito charme, ainda entrega praticidade e funcionalidade para a rotina.

Ficou ainda com alguma dúvida? Entre em contato com a equipe da Jardim!